Educação, saúde, boas ações, sua empresa e você em primeiro lugar...
Lucio Venâncio - Direção e Marketing Mário Mendes - Jornalista/Repórter
ANIVERSÁRIO DO BAIRRO
A Inteligência Artificial por RSJ
Desde que o homo sapiens surgiu no planeta seu diferencial perante os outros animais da terra baseia-se em sua inteligência.
Morávamos em cavernas quando aprendemos a controlar o fogo, posteriormente inventamos a roda e revolucionamos o transporte. Aprendemos a utilizar a força animal em nosso benefício, começamos a arar a terra e plantar os alimentos que desejávamos e assim surgiram as comunidades.
E com as comunidades as civilizações e a barganha, impérios surgiram sempre com a inteligência a frente de tudo e dando rumo ao progresso e inovações que nós trouxeram até aqui.
De tempos em tempos a humanidade da um salto e evolui séculos em décadas.
A inteligência e criatividade humana nos levaram a Lua, surgiram o telégrafo, o rádio, telefones, televisores, calculadoras, computadores, e mais recentemente os celulares.
Então a inteligência humana resolveu aplicar inteligência e criatividade aos computadores criando o termo Inteligência Artificial, um conjunto de normas programáveis que visa utilizar a velocidade de processamento dos computadores e seus acessos aos bancos de dados do mundo inteiro.
Desenvolver ideias, sistemas, imagens, vídeos, diagramas de fluxos, programas e sistemas inteiros em questão de horas ou minutos dependendo daquilo que desejam criar ou desenvolver.
O que preocupa algumas pessoas, me incluo, cientistas e até mesmo o próprio Elon Musk é a premissa da liberdade de deixar máquinas tomarem decisões que deveriam ser exclusivamente humanas. Podemos estar criando o começo do fim ou a própria extinção da humanidade.
Se uma máquina responsável pela segurança de um país entender que seus responsáveis estão colocando em risco a segurança do próprio país pode ser que a solução que ela encontre para sanar o problema seja eliminar toda sua população.
Tudo vai depender do que ela entender como prioridade, a vida de pessoas ou a segurança do país.
Meses atrás uma equipe desligou seus sistemas após a inteligência artificial mudar sem autorização uma de suas rotinas.
As gigantes da informática já desejam um botão físico para bloquearem suas inteligências artificiais.
Resumindo é uma nova fase da humanidade onde ela pode dar um outro grande salto ou voltar a um passado remoto o qual não temos a menor noção das consequências.
Hoje você conversa com sua IA preferida e ela muitas vezes pede desculpas por não pode sanar suas dúvidas. Mas já temos exemplos de uma IA que por impaciência com o usuário o bloqueou do serviço.
A dica é ficarmos atentos para não nos tornarmos vítimas da nossa própria evolução.
Rui S. Júnior
(Nosso COLUNISTA COLABORADOR JPEC)
A Inteligência Artificial por Gemini*
A inteligência artificial (IA) oferece grandes benefícios, mas também apresenta riscos significativos. Alguns dos principais são:
* Perda de empregos: A automação de tarefas pode levar à substituição de trabalhadores humanos em diversas áreas.
* Vieses e discriminação: Se os dados usados para treinar a IA forem tendenciosos, os resultados também serão, perpetuando desigualdades.
* Privacidade: A coleta e uso de grandes volumes de dados podem violar a privacidade individual.
* Autonomia das máquinas: A possibilidade de sistemas de IA tomarem decisões autônomas levanta questões éticas e de segurança.
* Desinformação: A IA pode ser usada para gerar notícias falsas e manipular a opinião pública.
* Armas autônomas: O desenvolvimento de armas com capacidade de decisão autônoma pode ter consequências devastadoras.
* Dependência tecnológica: Uma sociedade excessivamente dependente de IA pode se tornar vulnerável a falhas sistêmicas.
É fundamental desenvolver mecanismos de controle e regulamentação para mitigar esses riscos e garantir que a IA seja utilizada de forma ética e benéfica para a sociedade.
*Gemini, para quem não sabe: é o assistente de Inteligência Artificial da Google